INSA OFERECE CURSO SOBRE SISTEMAS AGROFLORESTAIS NO SEMIÁRIDO BRASILEIRO PARA AGRICULTORES

INSA OFERECE CURSO SOBRE SISTEMAS AGROFLORESTAIS NO SEMIÁRIDO BRASILEIRO PARA AGRICULTORES

Momento Pastor: O facilitador faz suas contribuições e aportesMomento Pastor: O facilitador faz suas contribuições e aportes

A atividade teve duração de 40 horas e foi realizada pelo Núcleo de Pesquisa em Desertificação e Agroecologia em Terras Secas do Insa

O Instituto Nacional do Semiárido (Insa/MCTIC), através do Núcleo de Pesquisa em Desertificação e Agroecologia em Terras Secas, realizou no periodo de 04 a 10 de abril, o Curso intensivo “Sistemas Agroflorestais no Semiárido Brasileiro”, em articulação com a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Campus Lagoa Seca.

A atividade que teve duração de 40 horas, objetivou a formação e socialização de conhecimentos sobre experiências vivenciais em sistemas agroflorestais no Semiárido brasileiro. Desta maneira, a partir de elementos conceituais, vivenciais e de resultados de pesquisa um grupo de 25 educandos de diversas comunidades foi capaz de aplicar os conhecimentos adquiridos e compartilhados durante o curso para desenvolver sistemas agroflorestais em condições semiáridas, que serão implantados numa área experimental da UEPB.

A metodologia utilizada foi a da reflexão-ação-reflexão, contemplando vários momentos: trabalhos de grupos, momentos pastor, sínteses enriquecedoras e fechar-abrindo. Ao final do curso, foi fundada uma Célula de Pressão Cientifica – equipe de pesquisa local – sobre pesquisas em sistemas agroflorestais no Semiárido. Esta Célula de Pressão Cientifica funciona como o embrião para impulsionar iniciativas acadêmicas vinculadas ao saber popular com a função de estruturar espaços científicos que sirvam de referência de pesquisa participativa e intercâmbio de inovações tecnológicas sobre estratégias agroflorestais.

Sínteses enriquecedorasSínteses enriquecedoras

O Curso foi idealizado e ministrado pelo pesquisador do Instituto Nacional do Semiárido (Insa/MCTIC), Aldrin Martin Pérez Marin e contou com a colaboração e apoio do pesquisador João Macedo. A UEPB, por intermédio da Professora Elida Correa foi a responsável por mobilizar todo o apoio logístico-operacional para a realização do curso.

Segundo o pesquisador Aldrin Pérez-Marin, esta iniciativa será apenas o início de uma parceria fortalecida com momentos posteriores entre as instituições envolvidas. “Estamos muito entusiasmados com esta iniciativa, pois  estas ações não terminam com esse momento do curso”, disse Aldrin Pérez-Marin.

Fonte: INSA

https://portal.insa.gov.br/noticias/1140-insa-ofertou-curso-sobre-sistemas-agroflorestais-no-semiarido-brasileiro